Superar é decidir-se pelo ideal que existe além dos obstáculos

“…um homem,  no meio da multidão,  replicou: “Mestre! Trouxe o meu filho, que está tomado por um demônio que o impede de falar…roguei aos teus discípulos que expulsasse o tal espírito,  mas eles não conseguiram”  …Se Tu podes fazer algo…”se Tu Podes!  Tudo é possível ao que crê” – “Creio! Ajuda a minha incredulidade”  (Mc 9.17-24)

Superar é decidir-se pelo ideal que existe além dos obstáculos –

Entre tantas vertentes da vida, encontramos o desafio da superação; de situações rotineiras, como a mudança de um endereço,  às mais complexas como a perda de um ente querido. Na vida prática cristã,  somos desafiados à superação da nossa fé,  quando tímida,  ineficaz.

Certo homem, com um grande desafio pessoal, ver seu filho liberto, encontrou com os discípulos de Jesus, no afã de neles encontrar a solução para a sua situação,  contudo, os discípulos,  mesmos que autorizados para tal ação,  não conseguiram o desejado.

Ao encontrar se com Jesus, entretanto,  o homem manifesta sua necessidade de superação,  em alguns aspectos,  tais como: a) o tempo; b) a fé tímida.

Não são poucas as vezes que as circunstâncias da vida, inclusive  o tempo, revelam em nosso íntimo,  uma fé tímida,  sem eficácia,  para os dias de calamidades.  O salmista, em meio às intenções dos inimigos em derrotar-lhe, declara: “em qualquer tempo, em que eu temer, confiarei em Ti” (Sl 56.3).

Seu desafio seria, sobrepor-se ao medo, cuja consequência é paralisar-nos,  conter qualquer  reação; então, sua confiança no Senhor, neutraliza o Medo!  O salmista supera seu medo, manifestando sua confiança no Senhor.

Que em nosso desafios, superemos  a fé tímida,  que não se expressa eficazmente, clamando ao Senhor que nos fortaleça,  trazendo à existência a fé correspondente, e assim, experimentarmos o seu ideal para nossa vida,  muito além dos obstáculos… “pegando a mão do menino, o levantou e ele ficou em pé” (Mc 9. 27)

Que assim se cumpra em nós,

 

Lídia Lopes é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com convalidação na Escola Superior de Teologia (ES). Professora de Hermenêutica e Visão Panorâmica do AT e NT no Seminário Teológico do Oeste e Palestrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *