Se necessário, Ele faz novamente!

P

“Então Manoá suplicou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu! Permita que o homem de Deus que enviaste venha novamente a nós, e nos ensine o que devemos fazer a criança que haverá de nascer.” (JZ.13.8)

Faz de novo! Este foi o pedido do homem que acabara de descobrir que se tornaria pai.

Então, o que seria mais difícil? Deus fazer de uma mulher estéril mãe de filhos ou ensiná-la a criá-lo? Aos seus olhos, que ideia parece ser mais absurda? Um anjo se apresentar a uma mulher que não nos é apresentada – não há um nome que a identifique na narrativa bíblica – e lhe dá instruções para a vida de um menino que ainda não existe, ou fazer a mesma coisa duas vezes?

Para a visão “minimalista” que temos de Deus, amoldado nos costumes do ocidente, Deus estaria ocupado demais para qualquer uma das alternativas. Ah, mas deixe-me te dizer uma coisa: Deus fez!

Deus veio a uma cidadela, através “do Anjo do Senhor”, para visitar uma mulher sem nome e sem filhos, e mudar-lhe a sorte. Do útero infrutuoso a um palco do milagre do altíssimo, do desprezo social as instruções dadas pela própria sabedoria. É exatamente assim com Deus! Ele faz coisas inesperadas às pessoas mais improváveis. E se necessário, ele faz novamente.

“E Deus atentou para a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio novamente” (Jz.13:9a)

Deus ainda faz dessas coisas! Enquanto houver clamor de um coração ensinável, Deus vem para dar-lhe sabedoria. Manoá clamou para que fosse lhe dada novamente as instruções referentes à criação de seu filho, Sansão, que haveria de ser consagrado ao Senhor e um futuro juiz em Israel.

Enquanto houver clamor de filhos e filhas, haverá resposta do pai. Há instrução de Deus para casamentos fracassados, filhos rebeldes, fraqueza espiritual. Há sabedoria divina para questões sem solução, para ausência de palavras, bem como para litígios familiares.

Deus vai a um quarto onde há joelhos dobrados e encontra os corações contritos. É exatamente assim com Deus! Ele faz coisas inesperadas às pessoas improváveis. E se necessário, Ele faz novamente.

Joyce Consoli é casada, mãe de três filhos; congrega na Igreja Batista Shalom em Brasília; e atua no Ministério de Louvor e pregação da Palavra.

3 Comments

Deixe seu comentário