Refletindo o caráter de Deus

Eu não me lembro de uma época onde se fazia tão necessária a exposição pública de nossas opiniões como na presente década. Não penso ser apenas o advento das redes sociais e o livre acesso aos meios de comunicação os responsáveis por este fenômeno, a realidade é que junto com nossos firmes argumentos temos a oportunidade de revelar não apenas “conhecimento” como também as debilidades – ainda desconhecidas -instaladas em nossa alma.O conhecimento é algo de grande valor, e a própria palavra de Deus nos instrui a buscarmos a sabedoria e o conhecimento… Mas a pergunta é: a forma como você expressa suas opiniões refletem o caráter de Deus?

Relatórios inflamados

Deus instrui a Moisés que separe 12 homens do meio do povo de Israel para espiarem a terra de Canaã e fazer um relatório detalhado sobre a missão. Sim, pela primeira vez na história do povo, homens comuns dariam sua opinião sobre o que veriam e viveriam durante 40 dias na terra prometida, não apenas isto, a missão incluía trazer frutos da terra, o que validariam suas palavras. Os 12 viram o mesmo deserto bem como também viram os mesmos gigantes, juntos levaram o cacho de uvas, grande e formoso, o que havia de maior qualidade foi levado do “Vale de Escol” aos israelitas. No entanto, chega o momento de cada um dar sua opinião sobre o que viram, e 10 dos 12 espias são firmes em dizer: a terra é boa, mas… (Num. 13:27-29)

Uma pequena conjunção tem infamado nossos relatórios a respeito de outros, tem desmontado conceitos verdadeiros revelando as fraquezas de nosso caráter. Ela é legal, mas… O culto foi bom, mas… Gostei do louvor, mas… Acreditamos realmente que temos uma boa visão diante de tudo que nos apresentam e sempre uma boa opinião a dar, ou um bom argumento a defender; caluniamos, desacreditamos, desonramos, maldizemos, a fim de registrarmos nossa impressão sobre tudo e sobre todos, tornando público o quão distante está nosso caráter se comparado aos princípios do Eterno.

Outra visão

Apenas dois espias, Josué e Calebe, ajustaram suas impressões a de Deus, eles também viram gigantes, também enfrentaram desertos, contudo, em seus corações tinham gravados não apenas os feitos do Senhor como também suas promessas. Mesmo não sendo maioria, se levantaram no meio do arraial e expuseram suas opiniões embasadas numa visão de fé e confiados no agir de Deus (Num. 14: 6-9).Como resultado da opinião dos 10 espias toda a congregação do povo de Israel gritou, chorou e murmurou (Dt. 1: 28)… Como resultado da opinião de Josué e Calebe, impressões realistas alinhadas a visão de Deus, foram mal vistos pelo povo, contudo, dentre toda uma geração foram os únicos a entrarem na terra prometida.

“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” (Pv.16: 24)

Que tipo de relatório você tem entregado todos os dias às pessoas que te cercam? Precisamos refletir o caráter de Deus através de nossas opiniões; nossas atitudes revelam quem somos e que tipo de visão temos. Encoraje, elogie, escolha deixar Deus falar através de você… Gere vida e experimente promessas.“A boca do justo é manancial de vida…” (Pv.  10: 11a)

Joyce Consoli é casada, mãe de três filhos; congrega na Igreja Batista Shalom em Brasília; e atua no Ministério de Louvor e pregação da Palavra.

Comments

1 comentário
  1. Avatar
    posted by
    Maryze
    maio 15, 2018 Reply

    Ao meu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *