Onde estão os nutrientes para ter o cabelo saudável?

Se você é o que você come, já deve ter percebido que uma alimentação desbalanceada, com pouca ingestão de água, rica em gordura e pobre em vitaminas e minerais, provoca carências nutricionais que podem até levar à queda dos fios. Além disso, um estilo de vida inadequado, com poucas horas de sono, sedentarismo, cafeína, entre outros, também podem ser os grandes vilões de uma pele e cabelos bonitos, saudáveis e viçosos.

Fontes de nutrição para os cabelos
E quais seriam os nutrientes para ter madeixas invejáveis? Segundo a nutricionista comportamental Patrícia Cruz, nenhum alimento é diretamente responsável por causar danos aos cabelos. Mas muitas vitaminas e minerais podem ajudar a ter fios mais fortes e saudáveis. Conheça alguns deles:

Vitaminas do complexo B
Alimentos como carne vermelha, ovos, fígado, peixe, nozes e amendoim ajudam a manter um cabelo forte e saudável. As vitaminas do complexo B atuam no desenvolvimento do folículo piloso, prevenindo a queda e os fios quebradiços.

Vitamina C
A vitamina mais abundante nas frutas cítricas auxilia na síntese de colágeno. Por isso, sua deficiência também pode estar relacionada à queda e quebra dos fios. Alimentos como limão, laranja, abacaxi e tangerina são ricas em vitamina C.

Ferro
Quadros de anemia, ou seja, de deficiência deste mineral estão diretamente relacionados à queda e fraqueza do cabelo. Os alimentos que são fonte deste nutriente são as carnes vermelhas, leguminosas como o feijão e os vegetais folhosos escuros.

Selênio
O mineral auxilia na integridade da estrutura do fio. Sua deficiência aumenta a queda de cabelo e despigmentação das madeixas. Entre as fontes de selênio, estão: morango, castanha do Pará, alho, repolho e ovo.

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *