Oh… que saudades da infância… (Parte 2)

familiaunida

Na primeira parte deste artigo, falamos sobre como a internet e o uso inadequado dela pode afetar a vida de nossos jovens.

Os pais precisam impor limites aos filhos, colocando regras e horários no uso de computadores, auxiliando-os a se organizarem na sua rotina. A disciplina também os ajuda a distribuírem melhor o seu tempo.

Com o tempo, os pais se esqueceram de exercitar a sua autoridade, então os filhos acabaram de alguma forma assumindo esse papel e criando regras para si mesmos, que não tiveram muito sucesso.

Agora, quero passar a seguir algumas orientações para os pais, que poderão ajudá-los a minimizar os malefícios do computador na vida de seus filhos.

– Não disponibilizem celulares, tabletes e/ou computadores, para seus filhos menores de idade.

– O computador da casa, deve ser instalado na sala. Ambiente que os pais, a qualquer momento, podem ver o que seus filhos estão acessando na internet.

– Conheçam as amizades de seus filhos. Procurem saber os hábitos dessa família, antes de autorizarem irem às suas casas.

– Conheçam as preferências de seus filhos (tipo de música, jogos e etc), para que possam passar momentos agradáveis juntos “curtindo” a mesma coisa.

– Resgatem o momento da refeição em família. Sentem-se juntos à mesa, trocando olhares e palavras importantes para o convívio mútuo.

Vamos tirar nossos filhos do quarto!

Vivam com eles momentos presenciais e não virtuais!

Pai, mãe, sejam exemplo bom e não façam o contrário do que falam.

A incoerência na educação dos filhos causam indisciplina e insegurança nas crianças e adolescentes.

Não permitam que nossos filhos busquem fora o que não encontram dentro de casa!

Carmen Pires é psicóloga, psicopedagoga, consultora em Gestão de Pessoas e membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande (RJ).

Deixe seu comentário