O Compromisso da Cruz!

cruz3

Em determinado momento do seu ministério, Jesus começou a mostrar a necessidade em seguir para Jerusalém e cumprir sua missão, através da morte e ressurreição. Pedro, o chama de lado e insiste com Ele para desviá-lo da cruz. Jesus insiste em focá-lo, reconduzi-lo e numa máxima diz a Pedro e aos outros discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a se mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24)

Havia o costume romano, em que o condenado à morte, deveria carregar pessoalmente sua cruz, o meio de sua execução. Jesus utiliza esse costume para ensinar a Pedro, bem como a nós, o compromisso de segurar firme, o meio da execução do nosso próprio “eu”; a morte individual do “eu” dominado por vontades e desejos, completamente fora da Sua cruz.

Essa é uma ação diária, contínua e intransferível: “tome a sua cruz” (mortifique suas vontades, teimosias, rebeliões, altivez) “e siga-me” (olhe com o olhar interior a Vida de quem está à sua frente: Jesus!). Exclusivamente com um interior crucificado, enxergamos a Vida do Mestre e a Ele prestamos obediência.

À semelhança de Pedro, algumas vezes, não alcançamos a essência da cruz, onde, querer estar vivo, gera morte, anulação, do ego, rebeldia, desordem interior, contrários ao caminho trilhado por Cristo. Jesus ensinou que a Sua cruz e consequentemente a nossa, não é um fim em si mesma: “…a minha vida eu a dou, voluntariamente, para depois retomá-la…”,(Jo 10.17-18) antes, o meio para algo infinitamente maior… Pedro, percebia o vencer, o triunfo, como estar absolvido da opressão romana; Jesus ensina, que a vitória da cruz, não se relaciona com a glória e futilidades humanas, mas com a Glória do Pai (Mt 16.27).

Seguir os Passos de Jesus, reivindica compromisso contínuo e crescente; exige escolhas delimitadas por Ele, pelo Seu jeito de viver, Suas vontades…

Que em nós, esta proposta se cumpra,

Lídia Lopes é pastora, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com convalidação na Escola Superior de Teologia (RS). Professora de Hermenêutica e Visão Panorâmica do AT e NT no Seminário Teológico do Oeste e Palestrante.

Deixe seu comentário