Não sou casado(a), mas não estou só!

“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade”… (Josué 24.14)

O que é solidão? O dicionário Aurélio define solidão como o estado de quem vive só, isolamento, situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade.

Vamos distinguir “solidão” de “isolamento”.  “Solidão” é um sentimento que se dá quando a pessoa se sente só, mesmo rodeada de gente. “Isolamento” é estar só.

A Bíblia faz algumas citações de “solidão”, como o rei Davi em Salmos 25.16 – “Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito”; e o salmista, em Salmos 102.7 – “Vigio, sou como o pardal solitário no telhado”.

Por que podemos nos sentir sós?

Algumas causas da solidão:

Causas sociais – mesmo morando em um condomínio, pessoas ficam isoladas em suas próprias casas.

Causas do desenvolvimento – televisão e internet isolam as pessoas das outras pessoas, que estão ao seu redor.

Causas psicológicas – baixa autoestima, perda na infância, divórcio dos pais, dificuldade na comunicação.

Causas circunstanciais/situacionais – quando passa pela perda do cônjuge (morte ou separação); quando o filho deixa o lar, para se casar ou estudar longe de casa; quando assume cargo de liderança; quando ocorre mudança de residência.

Causas espirituais – quando se abate, enfraquece a fé e fica em dúvida sobre a sua salvação e sobre o poder de Deus na sua vida.

Foram criados alguns antídotos para a solidão, como se segue:

– Mantenha a comunhão com Deus (Salmos 27.10).

– Nos relacionamentos construa pontes e derrube muros.

– Participe da vida da igreja (Romanos 12:4-5 – Efésios 2.19).

Conclusão : A solidão é uma opção. Seu estado civil não é motivo para isolamento e solidão. Busque qualidade de vida na relação com Deus e consigo mesma.

E que o Senhor Deus, esteja com todas as pessoas, independentemente do estado civil, protegendo-as e dando-lhes força para buscar e encontrar o seu espaço e ser feliz!

Carmen Pires é psicóloga, psicopedagoga, consultora em Gestão de Pessoas e membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande (RJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *