Inverno é a época ideal para acabar com as espinhas

O inverno é a melhor época para se submeter a um tratamento estético ou dermatológico no rosto e no corpo, principalmente os mais abrasivos e eficientes, como os com ácidos.

“É nessa época que indicamos mais o uso de ácidos, pois há menos riscos de manchar a pele. Mas claro, sempre associados ao protetor solar”, explica Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academy of Dermatology.

Existem 5 principais tipos de ácidos que ajudam no tratamento de acne, envelhecimento da pele e estrias. A dermatologista revela quais são os benefícios de cada um dos tratamentos. Confira!

Ácido ferúlico
“É um antioxidante de origem vegetal, previne com altíssima capacidade fotoprotetora das células da pele. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, protege contra o estresse oxidativo dos raios UV, estimula a síntese de colágeno e corrige rugas e manchas”.

Ácido retinóico
“Um dos mais indicados quando o assunto é acne, comedões e fotoenvelhecimento, o retinóico pode ser combinado com peelings físicos, como o de cristal e o de diamante, e até mesmo com outros procedimentos como a terapia com luz intensa pulsada, que multiplica seu efeito despigmentante. Não confundir com o retinol, que é o nome químico para a vitamina A. Ácido Retinóico é o ácido proveniente do retinol”.

Ácido azelaico
“Tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, logo é muito usado em tratamentos contra acne, e por ter ação despigmentante, também é indicado nos tratamentos de manchas. Prefira formulações de 15 ou 20%, que são bem aceitas por qualquer tipo de pele”.

Ácido salicílico
“Com ação queratolítica, pode ser usado como coadjuvante no tratamento da acne e dermatite seborréica. É encontrado em concentrações de 0,5 a 3%”.

Glicólico
“Indicado para tratamento do fotoenvelhecimento, acne e estrias. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20% ou utilizado no consultório para peelings químicos”.

Fonte: Revista Caras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *