Fontes produtoras das doenças emocionais

mulherdoencaemocional

As emoções quando fora de controle, levam as pessoas a atitudes prejudiciais a elas mesmas.

Ter consciência e reconhecer que algo não vai bem é o primeiro passo para as mudanças.

A seguir, as fontes que desencadeiam as doenças emocionais.

A Família: A família pode transferir-nos coisas boas e ruins. As coisas boas nos tornam pessoas equilibradas e as coisas ruins, pessoas desajustadas emocionalmente e espiritualmente.

A Cultura Secular: É acreditar no que o mundo exige de nós, como: andar na moda, ter carro do ano, nível de salário alto. Começa a achar que poderá ser menosprezada e inferiorizada senão tiver tudo isso.

As escolhas erradas: o ser humano é dotado de inteligência, livre arbítrio, o que o torna responsável por suas próprias escolhas. Assim, procedimentos errados podem atrair muitas doenças. (Lm 3:39 – Porque nos queixamos da vida quando somos castigados por causa dos nossos pecados?).

O abandono de Deus: Nos dias de hoje muita gente tem abandonado Deus e passado a viver a sua própria vontade. Cada vez, que o homem despreza a Deus, fica entregue a sentimentos perversos, levando a doenças emocionais. (Rm 1:28 – E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, Ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem).

Não saber lidar com a graça de Deus: A graça é favor imerecido. Não somos merecedores de nada. Como está em Jo 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que…). Algumas pessoas não acreditam que podem ter seus pecados perdoados e contraem doenças emocionais graves.

A falta de perdão: Quem não perdoa vive amargurado e pensando mau sobre aquele que o machucou. Essa pessoa precisa retirar do coração sentimentos negativos, para perdoar.

A espiritualidade excessiva: Muitos cristãos querem espiritualizar tudo – é o que se chama de pseudo espiritualização. Essas pessoas se comportam de forma estranha, nunca choram ou ficam tristes e não aceitam o sofrimento. Vivem uma mentira! Podem adoecer e até ficarem loucos.

A opressão: É o ato de humilhar, tiranizar, sobrecarregar. Ela faz adoecer a alma e apresenta-se como demoníaca. A opressão adoece a alma e o corpo. A Palavra de Deus diz o seguinte sobre isso : Em Sl 105:14 – O Senhor não permitiu que o Seu povo fosse oprimido pelos inimigos. Em At 10:38 – O Senhor curou a todos os oprimidos pelo diabo.

Carmen Pires é psicóloga, psicopedagoga, consultora em Gestão de Pessoas e membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande (RJ).

1 Comment

Deixe seu comentário