Flavianne Vaz: “Liderando adolescentes”

Flavianne Vaz é membro da Assembleia de Deus – Ministério Crescer, no Rio de Janeiro. É casada com Miguel Melo e mãe da Sarah, de 5 anos. Bacharel em História (UGF) e Teologia (FTSA), pós-graduando em Teologia do Novo Testamento (FAECAD), tem ampla experiência em Liderança ministerial, Pregação bíblica e Educação cristã.

Baseada em experiências reais que vivenciou ao longo dos anos na liderança de adolescentes, Flavianne está lançando o livro “Liderando adolescentes – orientações fundamentais para líderes, professores e pais”, publicado pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Nesta entrevista exclusiva para o Espaço da Mulher Cristã, ela fala sobre os desafios da liderança e mostra que é possível enfrentar todas as barreiras, para que, essa geração de adolescentes se tornem adultos de sucesso e tementes a Deus. Confira!

O Liderando adolescentes é o seu primeiro livro. Como surgiu a ideia desta obra? Eu comecei a escrever muito cedo. Meu primeiro artigo foi publicado no jornal da igreja local (Assembleia de Deus de Cordovil) quando eu tinha 14 anos. Desde essa época, o meu principal mentor era o pastor Antônio Gilberto – foi ele quem me motivou escrever, revisou meu primeiro artigo e me ensinou como prosseguir. Na minha família, sempre fui inspirada pelo meu avô, Miguel Vaz, que também foi jornalista e escritor; e minha mãe sempre me aconselhou a me dedicar a isso. Em 2013, quando eu já estava há alguns anos liderando adolescentes e apoiando a líderes de adolescentes percebi que meu processo de despertamento  e aprendizado precisava ser compartilhado. Eu estava em uma palestra do Dr Willian Douglas, e ali tomei essa decisão. “Vou escrever um livro, especialmente, para líderes de adolescentes”.

Você atua como líder de adolescentes há muitos anos. Que tipos de experiências você traz para os leitores?
O livro inteiro é baseado em experiência real, considerando especialmente a realidade urbana e das periferias. Fiz questão de trazer várias histórias reais que ilustram os desafios concretos que esperam um líder de adolescentes em sua jornada (claro, resguardando a identidade dos envolvidos). Esse é um diferencial: nosso livro não é um relato teórico ou idealizado dentro de uma sala, mas é realista e trata das potencialidades e das limitações da liderança. Falamos por exemplo sobre os desafios do aconselhamento, diálogo, relações com as famílias, homossexualidade, sexo, comportamentos agressivos, espiritualidade e saúde emocional.

Qual a maior dificuldade na liderança de adolescentes?
Isso vai depender da realidade. Para alguns é começar bem sua gestão e formar uma equipe; Para outros é levar os adolescentes à maturidade; Em determinados contexto, é a falta de suporte aos líderes (muitos líderes enfrentam problemas gigantescos sozinhos, sem apoio pastoral); Há ainda líderes que precisam trabalhar mais os pais do que os adolescentes. Enfim, isso varia.

Quais são as principais abordagens do livro?
O livro é dividido em 4 eixos temáticos principais: (1) Liderança – que ensinamos os padrões bíblicos de uma liderança cristã e o básico e indispensável para um líder começar seu trabalho; (2) – Adolescência – onde focamos nos desafios enfrentados especialmente pela GERAÇÃO Z; (3) – Desenvolvimento integral dos adolescentes – onde tratamos especialmente do crescimento espiritual e pessoal e (4) – Sobre as batalhas da liderança – no qual tratamos de temas delicados que todo líder precisa enfrentar em algum momento, tais como sua própria espiritualidade e saúde.

Como envolver os adolescentes na obra de Deus?
Eu tenho três palavras chaves: Ensino, Oportunidade e Acompanhamento. Temos um capítulo inteiro no livro falando sobre isso, ensinando metodologias de desenvolvimento e sugerindo projetos.

O que você espera deste livro e qual é o maior objetivo?
Que este livro potencialize o ministério que milhares de pessoas voluntárias exercem com os adolescentes. Que ele seja um ponto de luz e traga entendimento aos líderes, a fim de que estes possam servir, cuidar e ensinar com excelência.

Que mensagem você deixaria para pais, professores e líderes de adolescentes?
A Bíblia chama vocês de valentes (Sl 127.4). Os adolescentes desta nova geração são inteligentes, sensitivos, cheios de dons e potencialidades. Cada pai, mãe, líder, professor (a), mentor (a) tem a missão de lançar seus adolescentes como uma flecha para o futuro. O momento é agora! Não perca a oportunidade! Lembre-se a adolescência passa muito rápido!

 

Contatos Flavianne:

Instagram: @LiderandoAdolescente

Facebook: @LiderandoAdolescente

Email: liderandoadolescentes@gmail.com

WhatsApp: (21) 97386-2229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *