Falta de água: o que fazer para economizar em casa?

A falta de água volta a rondar o Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste. Em outubro, cerca de 2, 77 milhões de pessoas em 25 municípios estão passando pelo rodízio de água. Esse racionamento é exclusivo de cidades que captam água de rios, lagos e represas, nas quais o tratamento de água e esgoto é de responsabilidade da prefeitura.

Mas por que chegamos a tal ponto? Infelizmente, em 2014 não tivemos o volume de chuva esperado para reabastecer as represas.

Dados da Defesa Civil afirmam que entre janeiro e setembro, o volume de captação da água de chuva foi quase 22% menor do que a média histórica. Isso faz com que o sistema da Cantareira fique com um volume baixíssimo, tendo que haver racionamento para prevenir a escassez total. Algumas regiões ficam sem água por um dia inteiro, mas dá para economizar e ainda, não sofrer com a falta de água.

Veja como:

  1. Acelere o banho
    Um banho demorado pode gastar até 200 litros de água. Além de diminuir o tempo do seu banho, feche a torneira quando possível. Por exemplo, sabe aqueles dois minutinhos em que você deixa o condicionador agindo? Mantenha o chuveiro fechado.
  2. Evite dar descarga
    Uma descarga chega a gastar 20 litros de água. Você pode economizar essa quantidade pelo menos uma vez por dia se fizer xixi quando tomar banho.
  3. Fique de olho na torneira
    Uma torneira aberta gasta entre 12 e 20 litros de água por minuto aberta. Na hora de lavar a louça, só abra a torneira para molhar os pratos, feche, passe o sabão e abra para enxaguar.
  4. Escovando os dentes
    Encha um copo de água. Use-o para molhar a escova e fazer o bochecho. Não abra mais a torneira. Você vai fazer com 200 ml, o que costumava fazer com pelo menos 5 litros.
  5. Regue as plantas à noite
    Se você regar pela manhã, o sol vai fazer a água evaporar rapidamente e logo precisarão de mais água. E ao regar, pode usar água de reuso, como aquela usada no banho; quando tomar banho, deixe um balde em baixo do chuveiro para captar a água. Ou deixe baldes no quintal para captar a água da chuva.

Fonte: Mais Equilíbrio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *