Exalando o Bom Perfume

“Graças, porém, a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo, e por nosso intermédio exala o bom perfume do seu conhecimento” (2 Co. 2.14)

Estava lembrando com meus colegas de trabalho que há perfumes que são verdadeiros clássicos: Toque de Amor, Charisma, Tyme Less, Cristian Grey, Patchuly etc… Atualmente, também há bons perfumes que são marcantes, porém, caros, contudo, em uma geração marcada pelo genérico, tudo se resolve… Não, nem tudo.

O apóstolo Paulo ao se referir ao Bom Perfume, não o faz na expectativa de qualquer fragrância, mas na incomparável fragrância de Cristo!

Quais seriam as essências deste Bom Perfume?

1. Primeira Essência – O verdadeiro Evangelho
Neste contexto, o apóstolo Paulo aguarda o retorno de Tito, seu assistente pastoral, com notícias da igreja de Corinto, ao chegar em Trôade não o encontra e sente uma certa intranquilidade, contudo, afirma ter chegado à Trôade para pregar o Evangelho de Cristo. Assim como no contexto de Paulo, existe em nossos dias, outro “evangelho”, o falso, que está na moda, avançando assustadoramente. Um “evangelho” humanista, materialista, sem cruz… O evangelho manipulável não é o de Cristo! O evangelho de projeção humana, sem misericórdia, sem negação, não é o de Cristo, na verdade, nem é evangelho… Precisamos exalar com compromisso o Bom Perfume do Evangelho de Cristo. Evangelho que O glorifique, transformador, de renúncias e compromisso.

2. Segunda Essência – O verdadeiro triunfo
Ainda que o apóstolo estivesse angustiado pelo desencontro com Tito, ainda que tivesse deixado para trás uma porta poderosamente aberta, está convicto de que o Senhor o conduz e que ele participa deste triunfo de Deus. “E por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”. Que bela metáfora, ninguém pode conter um aroma, ele se espalha.

O apóstolo tem em mente um marco de um desfile romano, quando um General romano, tendo obtido vitória em território estrangeiro, desfilava com seus oficiais e os sacerdotes romanos, participavam da cerimônia queimando incenso para prestar tributo ao exército vitorioso. Jesus, nosso grande General, triunfou em território inimigo, venceu a morte e tomou para si os cativos, lhes concedendo vida! Esse é o verdadeiro Triunfo!

3. Terceira Essência – o verdadeiro resultado
Segundo Paulo, o Bom perfume resultará em dois resultados, entre os que são salvos e entre os que se perdem, cheiro a partir da morte para morte, e aroma a partir da vida para vida. O Perfume de Cristo em nós, tem eficácia e julgamento. Quem rejeita o aroma prossegue de morte para morte, eternamente, em contrapartida, quem o recebe vai de vida em vida até a eternidade, vida, Vida Eterna!
Espalhemos este Bom Perfume, para todos, em todos os lugares, afinal, não há como contê-lo!!!

Em Cristo,

Lídia Lopes é pastora, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com convalidação na Escola Superior de Teologia (RS). Professora de Hermenêutica e Visão Panorâmica do AT e NT no Seminário Teológico do Oeste e Palestrante.

Comments

1 comentário
  1. Avatar
    posted by
    Giseli
    mar 4, 2019 Reply

    Lindo texto, vamos espalhar o aroma de Cristo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *