Ele sempre trabalha em favor dos seus!

descanso1

“Não gostei!” Foi essa a resposta do meu filho a um tênis que escolhemos pra dar de presente a ele. Na verdade, o tênis era bonito sim, mas não era exatamente o que ele queria. Por isso, antes mesmo de calçar,  sua resposta foi tão imediata.  Ele teve outras oportunidades de escolher não só o que calçar como também o que vestir, mas desta vez era diferente. Nós conhecíamos qual era a sua necessidade, por isso, sabíamos o exato modelo de tênis que devíamos comprar.

Apesar de simples, esta é uma história verdadeira e que acontece comigo e com você todos os dias. Aconteceu com Naamã,  comandante do exército do rei da Síria. O grande homem, vitorioso em suas batalhas, estava travando uma guerra interna, pois sua armadura de guerreiro escondia sua pele dilacerada pela lepra. Naamã tinha prestígio, mas precisava de cura. Buscando restabelecer sua saúde, viajou até Israel em busca do profeta esperando ser limpo de sua lepra.

Quando caminhamos com Deus, ou até mesmo se só ouvirmos falar a seu respeito, temos a tendência humana e tão natural de criarmos expectativas a seu respeito e até idealizarmos a forma de seu agir. Limitamos seu poder, ou desacreditamos em sua simplicidade. Durante o percurso somos expectadores da multiforme ação de Deus em favor do seus, que, por vezes nem sequer percebemos seu favor por nós. Quantas vezes esperamos pelo sim e Deus disse não? Ou quantas vezes esperamos o vento forte ou um terremoto e Deus vem como brisa suave? Será que você pode se dar conta de quantos “tênis” já desprezamos?

Naamã também sofreu por limitar a multiforme ação de Deus. Se indignou, reclamou, e expôs a cena que imaginou como perfeita para si:

“Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.” 2 Reis 5.11

A fala de Naamã revela uma grande verdade de nossos corações, pois,  quando a vida não segue o roteiro que criamos, nos esquecemos do objetivo para reclamarmos dos detalhes. Eliseu não disse que o comandante sírio não ficaria curado, apenas refutou suas expectativas com um plano bem mais simples. Não quer dizer que Deus não esteja fazendo algo a seu respeito neste momento, talvez Ele esteja trabalhando no que é essencial e você preocupado com supérfluos. Também não quer dizer que Ele não cuida de você, mas sim que Ele conhece bem suas necessidades a ponto de não deixar que sua vida se perca com as distrações deste mundo.

O prestigiado sírio leproso se rendeu aos planos de Deus dito por intermédio do profeta, desceu e mergulhou sete vezes nas águas barrentas do rio Jordão e foi curado. Deixou suas expectativas grandiosas e encontrou a purificação através da simplicidade. Se Deus não estiver nos relâmpagos ou trovões, certamente Ele estará na brisa, não deixe de percebê-lo.

Eu creio em um Deus cheio de detalhes e tão pessoal a ponto de conhecer nossas particularidades, mas também sei que este Deus é um pai amoroso que, afim de atender as nossas necessidades nos dá o“tênis” que garante estrutura necessária para continuarmos na caminhada. Independente de suas expectativas, não deixe de perceber a ação de Deus em seu favor, Ele sempre trabalha em favor dos seus.

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” Is.64:4

Joyce Consoli é casada, mãe de três filhos; congrega na Igreja Batista Shalom em Brasília; e atua no Ministério de Louvor e pregação da Palavra.

3 Comments

  • Deus continue abençoando o seu ministério!! Pois tem sido benção na vida de muitos. Deus verdadeiramente fala, esta palavra foi pra mim uma resposta de Deus!!

  • Deus vê além do que nossos olhos humanos podem ver e age de forma que tudo venha a cooperar para o nosso bem😉
    Louvado seja Deus por sua vida, amada Joyce🤗

Deixe seu comentário