E se o Novo Ano não for como você planejou?

Um novo ano começou, e junto com ele muita expectativa sobre as coisas boas que nos esperam. Novo planejamento financeiro, uma dieta milagrosa, novos hábitos de leitura, metas de curto e longo prazo, afinal, ano novo sempre exige de nós um esforço desumano para mudarmos radicalmente seja lá o que for.

Desejo de todo coração que as coisas aconteçam conforme o planejado, mas preciso perguntar: e se não acontecer? E se de repente não for como você planejou?

Apesar de ser próxima a um deserto, a cidade de Uz, localizada ao sul da Palestina, foi fértil o suficiente para Jó se tornar um homem rico. Dono de rebanhos e plantações, tinha um grande número de servos a seu dispor. Uma família grande e admirável e uma reputação moralmente correta, tudo isso fez de Jó um homem notável, o maior de todos do Oriente (Jó 1.3).

A coerência entre a vida de Jó e sua profissão de fé foi notada por todos, inclusive por Deus, que deu testemunho a seu respeito como sendo um homem temente e que se desviava do mal. Mas não era pra menos, um homem piedoso que oferecia sacrifícios em favor de seus filhos periodicamente. Diante deste lindo cenário do favor de Deus “o adversário” (hebr. satanás) sugere que a adoração de Jó está intimamente ligada às bênçãos que ele desfrutava das mãos de seu criador.

O que se segue depois da acusação infundada de Satanás é a ruína de Jó, que em um único dia perdeu filhos, servos e bens, passou de um homem respeitado a um rejeitado. O adversário teve a permissão de tocar na vida de Jó, atacando-o dentro dos limites estabelecidos por Deus. Mas enquanto os canhões do inferno estão apontados para Jó tentando bombardear sua fé ele se levanta, rasga suas vestes e se lança sobre a terra, e derruba a teoria de seu adversário quando entrega a Deus a única coisa que lhe restou, sua adoração.

“Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1.21)

O propósito do adversário é fazer do sofrimento uma grande oportunidade de derrubar a fé dos servos de Deus. Mas a grande verdade é que as dificuldades que enfrentamos tem o potencial de gerar efeitos positivos em nossas vidas, e um dos mais notáveis é a adoração genuína que não visa as mãos de um Deus provedor mas a soberania do Deus criador que pode todas as coisas. Jó perdeu prestígio mas conheceu a Deus (Jó 42.5), reconheceu sua insuficiência e desenvolveu sua confiança em Deus (Jó 19.25) e entendeu que nEle não existem planos frustrados (Jó 42.2).

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que adoraram a Deus no meio da dificuldade, também tem exemplo de muitas pessoas piedosas que passaram por diversas provações. Jeremias foi preso, João Batista decapitado, Jesus crucificado, Estêvão apedrejado, Paulo passou por naufrágios, e em nenhum desses casos foi um castigo de Deus, mas sim o cumprimento de seus propósitos.

E se as coisas não saírem como o planejado?… Adore ao Deus que te criou e viva os planos dEle a seu respeito. Se alimente da Palavra e desenvolva sua confiança, a eternidade é real para aqueles que a esperam.

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Ap 21.4

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jr 29:11

“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55:9

“Mas, como está escrito :As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” I Cr 2:9

Joyce Consoli é casada, mãe de três filhos; congrega na Igreja de Deus do Guará (DF); e atua no Ministério de Louvor e pregação da Palavra.

Comments

1 comentário
  1. Avatar
    posted by
    Renata Muniz Rosa
    fev 23, 2016 Reply

    palavra abençoada e edificante,hj eu precisava dessa mensagem, realmente Deus tem o melhor para nossas vidas.minha amiga e parceira em cristo continue fazendo o que DEUS colocou em seu coraçao beijos fique na paz!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *