Dicas para superar a timidez

timidez2

Cansada de ser tímida? Não faltam motivos para isso, afinal pessoas tímidas deixam de aproveitar o que a vida tem de melhor: conhecer gente nova, namorar… Se isso já não fosse o bastante, os tímidos também têm maior dificuldade em conseguir emprego (por conta das entrevistas e seleções), na vida acadêmica e outros inúmeros problemas. Mas não se desespere, a timidez tem jeito! Neste artigo, irei passar dicas que podem dar fim ao seu mal.

1. O mundo não é seu inimigo

Geralmente, o tímido pensa que as outras pessoas vão a qualquer momento criticá-lo ou rir da sua cara. É claro que existe quem faça esse tipo de coisa, mas eles são minoria no mundo (ainda bem). Essa é uma classe distinta de gente que chamamos de “babacas”, não se importe com a opinião deles porque ninguém se importa. A maior parte da população é bem mais compreensível e não vai se incomodar com os seus deslizes.

O principal motivo pelo qual as pessoas não se incomodam com as suas possíveis falhas advém do fato de elas estarem muito mais preocupadas com as próprias falhas. Assim como você, elas desejam atenção e aceitação e também possuem medo de falar algo errado e que os outros não gostem delas.

Então, pare de pensar que as outras pessoas estão te julgando, pois elas não estão! Na verdade elas estão mais preocupadas com suas próprias vidas.

2. Não se cobre tanto

Tímidos em geral se cobram demais, eles acham que precisam fazer tudo sempre certinho e que não podem falhar. Não leve as coisas tão a sério, errar é humano e se você for humano vai errar também. Por isso, gaguejar, engasgar ou se der branco quando for falar alguma coisa, entenda que ninguém irá deixar de gostar de você por causa disso. Até mesmo dizer alguma bobagem não é ruim, desde que não ofenda a ninguém.

3. Não supervalorize os outros

É muito comum que os tímidos vejam algumas pessoas como sendo perfeitas ou superiores: “a menina mais bonita da escola” ou “o cara mais popular”. Quando se faz isso, a comparação se torna inevitável, e então surge a ideia de que nunca será como aquela pessoa e por isso ninguém vai gostar de você. Pensando assim é como se ter ideias do tipo “se eu fosse daquele jeito, todos iriam me adorar”. Isso não é verdade. Tenha certeza de que muitas pessoas apreciam o seu jeito de ser.

4. Aceite! Você não pode agradar a todo mundo

Naturalmente, há alguns lugares em que você não vai se enturmar muito bem, existem pessoas com as quais não irá conseguir falar por muito tempo e grupos em que terá dificuldade de se entrosar. Isso acontece com qualquer um. Por essa razão, temos uma quantidade limitada de amigos, afinal não dá para ter afinidade com todo mundo. Por isso, não se incomode se acreditar que algumas pessoas não vão muito com a sua cara, as coisas são assim. Se aproxime de pessoas que gostem das mesmas coisas que você, as conversas irão fluir mais espontaneamente e a amizade ou algo mais será mais fácil.

5. Pegue leve com seus defeitos

Não supervalorize os seus defeitos e evite usá-los como desculpa para sua timidez, não importa que você seja gordo ou muito magro, baixinho ou muito alto, se usa óculos ou qualquer coisa da qual tenha vergonha. Existe uma multidão de pessoas com o mesmo problema que você, no entanto tais pessoas estão namorando (ou casadas) e possuem muitos amigos, trabalho, etc. Então seu “defeito” não é razão para você se esconder.

6. Pare de olhar tanto para si mesmo

Introversão quer dizer olhar para dentro de si. Os tímidos passam tanto tempo fazendo isso que as palavras timidez e introversão são usadas como sinônimo. Na verdade esse é um ótimo hábito, porém se fizer isso o tempo todo vai ter grande dificuldade em entender o outro, e quando não se entende o outro não se sabe o que fazer para ser agradável.

Outro problema do excesso de introversão é que ele faz com que veja as próprias sensações de maneira exagerada. Por exemplo, é natural sentirmos vergonha ao perguntar algo a um desconhecido. Do mesmo modo, o coração de todo mundo dispara quando tenta se aproximar de alguém em que se está interessado. O introvertido, porém acha que só ele sente vergonha e acredita que a dele é a pior coisa do mundo.

7. Não se ofenda tanto

A verdade é que a maioria dos tímidos e se ofende muito facilmente. Aquilo que para outra pessoa poderia ser considerado brincadeira ou uma crítica construtiva, o tímido pode tomar como uma ofensa terrível. Sei que isso se deve a problemas de autoestima, mesmo assim você pode se controlar e evitar se ofender com qualquer coisa.

Aprenda a rir de si mesmo. Muitos comediantes famosos eram adolescentes e crianças tímidas, mas eles aprenderam a driblar a timidez através do humor. Quando você aprende rir dos seus problemas, defeitos e dificuldades, sua vida se torna menos sofrida e as outras pessoas passam a ter mais vontade de se aproximar de ti e te ajudar.

8. Não seja arrogante

Uma postura que muitos tímidos tomam é de quererem mostrar que são superiores às outras pessoas e por isso não se misturam. Então eles viram aquele tipinho que não gosta de nada. Essa atitude é só uma forma de esconder que se tem medo de se aproximar dos outros. Além de te tornar um chato, te impede de conhecer muita gente legal. Não estou dizendo para se tornar capacho de ninguém, mas humildade é sempre bom.

9. Não seja derrotista

Você possui aquele hábito de ficar imaginando que algo ruim vai acontecer?

· Vou gaguejar na frente dela (e)

· Vai me dar um branco na frente da sala

· Vou falar alguma besteira

É claro que algumas coisas podem dar errado, mas o mesmo acontece em outras situações (não sociais) e você consegue resolver não é mesmo? Você tem a capacidade de solucionar problemas caso eles surgirem, então não se deixe levar pelo espírito do tudo vai dar errado. Se ficar acreditando que o pior pode acontecer, então vai desistir antes de tentar, ou seja, não vai tentar conversar com as pessoas, falar em público ou conquistar quem você gosta, resumindo vai continuar sendo tímido.

10. Seja otimista

Quando você acredita que alguma coisa vai dar certo passa a tentar como mais vontade e isso aumenta a possibilidade do que você vai fazer realmente dar certo. Além disso, o otimismo afasta os pensamentos derrotistas que como vimos é o que te torna refém da timidez. Comece a pensar que as coisas que você quer fazer vão dar certo e verá como a sua vida vai mudar para melhor.

Quando decidir que vai tentar conversar com aquela pessoa que você está interessado comece a imaginar que tudo vai dar certo, faça o mesmo quando tentar se enturmar em grupo ou algo do tipo.

* Continua no próximo mês

Carmen Pires é psicóloga, psicopedagoga, consultora em Gestão de Pessoas e membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande (RJ).

Deixe seu comentário