Dicas para superar a timidez (Parte 2)

timidez2

Como desenvolver pensamentos positivos

11. Aceite elogios

Pessoas tímidas tendem a não acreditar nos elogios que os outros lhe fazem. Quando alguém lhe faz um elogio é por que ela acredita no que está dizendo. Por exemplo, um amigo (a) diz que você é bonita (o), você pode não ser bonita (o) para os seus próprios padrões, mas para os padrões daquela pessoa você é. Todas as qualidades são relativas e dependem dos olhos de quem vê. Além disso, um elogio é um presente e rejeitá-lo é uma tremenda falta de educação. À medida que você começa a aceitar os elogios que te fazem, você passa acreditar em suas qualidades e isso é um passo enorme em direção a vencer a timidez.

12. Arrume a postura

Não sei você, mas no meu caso, assim como tantas outras pessoas que eu conheço, os pais viviam pedindo para “andar direito”: “arruma essa coluna menino!!” “não fique olhando para baixo o tempo todo!”. Na época, eu acreditava que isso era apenas implicância, porém hoje eu sei que a postura corporal influencia os nossos pensamentos e sentimentos. Se você assume uma postura corporal de quem está isolado e derrotado (corpo curvado olhando para baixo) não só vai passar a se enxergar como alguém assim (derrotado e isolado) quanto irá impedir que as pessoas se aproximarem de você. Isso mesmo! Ao ver uma pessoa com postura assim, e com cara de poucos amigos, os outros evitam contato. Então, pelo bem de sua saúde corporal e emocional, corrija a postura.

13. Aprenda a lidar com a ansiedade

Você já deve ter sentido falta de ar, coração acelerado e dor de estômago assim que tentou conversar com alguém ou falar em público. Apesar de essa sensação parecer a pior coisa do mundo, ela nada mais é do que uma pequena crise de ansiedade. Essa ansiedade é gerada exatamente pelo fato de você estar fazendo algo que tem medo. Tão logo perca o medo dessas coisas, vai parar de sentir essas sensações. Uma dieta balanceada e exercícios regulares ajudam a controlar esse problema em casos mais leves. Já os casos mais sérios, necessitam da intervenção de um médico ou de um psicólogo. Técnicas ou exercícios de relaxamento ajudam a aliviar as crises imediatas.

Como controlar a Ansiedade

14. Melhore a sua autoimagem

Em grande parte, a sua timidez se deve ao fato de você não gostar muito de si mesmo. Você pode se achar feio (a), esquisito (a), burro (a) ou qualquer outra coisa que desagrade às pessoas. E enquanto você se enxergar assim, dificilmente vai deixar de ser tímido. A solução é mudar a ideia que você faz ao seu próprio respeito:

· Mude sua forma de se vestir

· Mude o corte de cabelo

· Use aparelho ortodôntico

· Vá a um (a) fonoaudiólogo

· Leia mais

Não sei o que te incomoda, mas no tempo atual praticamente tudo tem solução, basta você querer. Claro que dinheiro também é necessário, mas a experiência me diz que se você deseja muito alguma coisa, você dá um jeito.

15. Acredite em você

Quando se possui autoconfiança, a timidez se torna impossível! A pessoa tímida sempre pensa que não é capaz de aguentar os desafios que virão. O medo está sempre ao lado do tímido. Já quem possui autoconfiança está sempre seguro de si e não tem medo do que o futuro tem para oferecer. Não fique aprisionado pelo medo, tente fazer o que quer. Se der errado, não será o fim do mundo, e isso é muito melhor do que viver sem tentar.

16. Procure ajuda adequada

Às vezes, não dá para você sozinho curar a timidez (a). Nesses casos, o ideal é procurar ajuda. Existem muitos cursos que ensinam a vencer a timidez. Aulas de teatro também são úteis, pois nelas se aprende formas de se expressar e se comunicar. Há ainda psicoterapias específicas para tratar a timidez e a dificuldade em se relacionar com outras pessoas. Em alguns casos, a timidez se torna fobia social e então é necessário o acompanhamento com psiquiatras e psicólogos.

17. Você não está só

Uma das coisas que intensifica a timidez e a torna menos suportável é imaginar que apenas você é tímido e todas as outras pessoas no mundo são extrovertidas. Ledo engano. A verdade é que todo mundo é tímido em determinadas situações e muitas outras pessoas são tímidas o tempo todo. Eu fui tímida durante muito tempo da minha vida; e se eu e tantas outras pessoas conseguiram vencer a timidez, você também consegue.

18. Encare seu medo

Você não vai deixar de ser tímido somente lendo livros de como vencer a timidez ou sites com essa mesma temática. É necessário colocar todas as teorias em prática. Tente realmente fazer contato com as pessoas, seja para começar uma amizade, namoro ou por qualquer outro motivo.

Se por algum motivo não der certo, continue tentando. Essa é a única forma de deixar de ser tímido. Se você fugir das pessoas e das situações que te causam timidez, viverá fugindo para sempre. A única pessoa que vence é aquela que não desiste.

19. Saia do seu mundinho

Você não vai deixar de ser tímido (a) se continuar fechado na sua casa ou nos locais que confia e já conhece todo mundo. Se quiser se livrar desse problema vai ter que sair e se expor. Quanto mais situações sociais você conhecer e encarar, menos ficará intimidado com elas. Outro ponto é que quanto mais pessoas te virem, maiores são as chances de que alguém se interesse por você de alguma forma e tente entrar em contato. Por isso, vá ao shopping, saia da sala na hora do intervalo, vá a uma exposição, vá ao cinema etc….

20. Faça contato com as pessoas

Essa é a parte que faz os tímidos tremerem na base e a maioria das pessoas se diz tímida exatamente por ter dificuldade em fazer contato ou manter diálogo com alguém. Porém, é importante que você inicie alguma forma de contato com as outras pessoas. Não precisa se tornar o rei do camarote, mas dizer “bom dia” e “como vai você” abre muitas portas. Fale com o máximo de pessoas possível, comece com gente que não te deixe intimidado, sejam desconhecidos ou pessoas pouco conhecidas, faça contato.

Carmen Pires é psicóloga, psicopedagoga, consultora em Gestão de Pessoas e membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande (RJ).

1 Comment

Deixe seu comentário