Dez erros comuns na hora de lavar toalhas de banho

toalhas3

Lavar toalhas de banho pode parecer uma tarefa simples. Porém, muitas pessoas acabam, com o tempo, vendo o produto ficar cada vez mais áspero, sem cor e com aspecto de velho. O que poucos sabem é que esse tipo de problema está diretamente relacionado à forma na qual o produto é higienizado no dia a dia.

Existem algumas regrinhas básicas para cuidar de toalhas de banho. Descubra onde você está se equivocando e por que elas não estão tão bonitas quanto no momento da compra. Veja os erros mais comuns que te impedem de ter toalhas macias, fofinhas e sempre cheirosas.

1- Não lavar assim que comprar
Regra número um: não use suas toalhas antes de lavar. Assim que chegar da loja, coloque-a na máquina. Só depois, ela estará pronta para pendurar no banheiro. Isso acontece porque muitas marcas usam goma para que as peças fiquem retinhas na prateleira. Então, é importante retirar essa camada de borracha para que o produto fique macio, tenha toque suave e ofereça total poder de absorção.

2- Usar amaciante
Poucos sabem, mas o amaciante é um grande vilão das toalhas macias. Isso porque a substância gera uma pequena camada gordurosa, que funciona como um repelente de água. Ou seja, o tecido perde a capacidade de secar.

Como alternativa, o recomendado é substituir o amaciante por 200 ml de vinagre no enxágue final. Assim, suas peças ficarão macias naturalmente. E não se preocupe: no final, elas continuarão cheirosas.

3- Passar
Você tem o hábito de passar toalhas? Pois saiba que o calor aparelho queima e prejudica as fibras do produto, deixando-as ásperas, sem brilho e fazendo com que ela perca sua eficácia na hora de secar o corpo. A situação é ainda pior com peças de algodão egípcio, que possui um tecido mais delicado.

O ferro a vapor também não é indicado, já que ele pode fazer com que o produto absorva umidade excessiva, o que gera a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde.

4- Secar ao sol
O calor do sol também danifica a toalha, enrugando e ressecando suas fibras. Isso faz com que ela fique com aspecto grosseiro e toque áspero. Os raios também podem desbotar os tecidos de cores fortes. Dessa maneira, o correto é esticar seus artigos no varal e colocá-los para secar sempre à sombra.

5- Lavar toalhas de banho com muito sabão
Muitos acreditam que, quanto mais sabão em pó for usado, mais limpa ficará a toalha. Isso é um mito. Um dos principais motivos para que o tecido fique duro é o uso em excesso de sabão em pó. Seus resíduos acumulam-se e obstruem o tecido, tornando-o menos suave e impedindo que ele absorva água corretamente.

6- Misturar com outras peças
Toalhas devem ser lavadas sempre juntas. Não misture com lençóis, roupas e outros itens. Assim, você evita que os artigos absorvam impurezas dos outros tecidos. Além disso, zíperes, botões e ilhoses podem desfiar as felpas. Lembre-se também de separar por cor, para assim evitar manchas indesejadas.

7- Demorar para lavar
Sempre que você seca seu corpo, a toalha absorve as impurezas e células mortas da pele. Isso favorece a proliferação de micro-organismos. Dessa forma, o ideal é lavar as peças pelo menos uma vez por semana ou após cinco lavagens. Depois de cada uso, lembre-se de pendurá-las bem esticadas para que sequem completamente.

8- Não limpar o filtro da máquina de lavar
Você tem a impressão que, ao lavar toalhas de banho, elas saem da máquina mais sujas do que entraram? Pode ser que o filtro do seu aparelho esteja sujo, espalhando bolinhas e felpas em tecidos mais escuros.Além de limpar essa parte, também é indicado colocar o eletrodoméstico vazio no ciclo normal de tempos em tempos para que ele seja lavado por dentro. A higienização deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

9- Deixar a máquina muito cheia
Para não prejudicar o desempenho da sua máquina, respeite sua capacidade, que geralmente é indicada pelo fabricante. O peso ideal se refere a peças secas. O recomendado é usar somente 80% do volume indicado, para garantir uma boa lavagem e um enxágue que não deixe resíduos nos tecidos.

10- Usar água quente
Se o ferro de passar e o sol ressecam as fibras, não seria diferente com água quente. O líquido também ajuda a desbotar o tecido. Então, se você quer toalhas macias, com cores fortes e cara de nova, use sempre água fria em todas as etapas do processo de lavagem.

Agora que você sabe como lavar toalhas de banho corretamente, aproveite o conforto de um pós-banho com os produtos macios, delicados e gentis com sua pele.


Fonte: MMartan

Deixe seu comentário