De que lado você está?

Acho incrível como a Bíblia aborda temas tão atuais e como que, de forma clara e sensata, nos ensina a melhor ação diante de questões do nosso cotidiano. Quem tem o hábito de mergulhar nas páginas das escrituras terá o privilégio de obter respostas sábias para momentos oportunos.

Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, deixou-nos um valioso conselho: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Co.15:33). Ele nos fala de sua própria experiência, quando em Éfeso, uma de suas viagens missionárias, lutou com feras, não daquelas que estraçalha a carne com dentes, mas daquelas que, com línguas afiadas, tentam impedir a expansão do Reino.

Ousada e persuasiva, assim foi descrita a pregação de Paulo em Éfeso, umas das principais cidades da Ásia com um importante centro comercial que desfrutava de grande prosperidade. O apóstolo anuncia o reino de Deus falando a respeito de Jesus, o Messias, e grande parte de judeus aceitavam a mensagem.

A ousadia de Paulo, ou a mensagem pregada, ou a combinação de uma palavra poderosa sendo transmitida por alguém que, de tão convencido e transformado, induz uma multidão ao arrependimento? A resposta exata para esta questão ainda não temos. O que se sabe é que alguns, uma minoria, de coração endurecido, dos que não conseguiam crer, passaram a falar mal “do caminho” e esta minoria tinha influência sobre a multidão que o ouvia.

A clareza do escritor de Atos em dizer que alguns “deles”, se referindo aos da sinagoga, me empolga! Isso sempre existiu, e sempre vai existir. É no meio da oposição que podemos ver o quanto transformados fomos pelo Caminho. Não é sobre nós, mas sobre o quanto de Cristo há em nós. Paulo não se intimidou por causa da oposição, apartou-se dos falatórios, e continuou a exercer seu ministério. “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários.” (Atos 19:11)

Ele poderia ter parado com sua missão, afinal, sua oposição vinha daqueles que deveriam contribuir com seu chamado. No Entanto, ele continuou não com uma mensagem vitimista, ou com uma ideia de superação pessoal, mas com uma visão poderosa do que é viver para o Reino. Com firmeza, exortou a tantos outros nesta questão, a fim de que não fossem o algoz no meio da multidão, mas que se tornassem colaboradores da expansão das verdades do evangelho.

“Mas rejeita as fábulas profanas e os falatórios dos insensatos. Exercita-te, porém, na piedade.” (I Tm. 4:7)

De que lado você está? Se dos que vivem ousadamente para Cristo, não se intimide! Ventos contrários são necessários para voos ainda mais altos. Mas se por acaso, você está no meio dos que, empedernidos, enxergam mais defeitos que qualidades, têm mais críticas que elogios, saia já daí! A vida é extraordinária pra os que vivem do lado de cá.

“Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre?” (Tg.3:11)

Joyce Consoli é casada, mãe de três filhos; congrega na Igreja Batista Shalom em Brasília; e atua no Ministério de Louvor e pregação da Palavra.

Comments

2 Comments
  1. Avatar
    posted by
    Iarai Ap Oliveira Gonçalves
    fev 21, 2018 Reply

    Palavra abençoada que Deus continue te usando para evangelizar ore por mim eu tenho um sonho pregar a Palavra de vc Deus.

  2. Avatar
    posted by
    lauegi
    mar 5, 2018 Reply

    Quero receber as matérias, Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *