Como fazer a decoração do quarto de uma criança alérgica

As mães sempre fazem de tudo para que o quarto dos pequenos seja confortável e tenha uma decoração harmoniosa. Eis que surge uma novidade nem um pouco agradável: a criança é alérgica a pó. E agora, como readequar a decoração do ambiente para que a saúde o seu filho não seja prejudicada?

Conversamos com Claudia Krakowiak, mãe da Mirela e arquiteta da KTA Arquitetura, e com Melina Mundim, mãe de Marcus e designer de interiores, que nos ensinaram que a praticidade é fundamental nesse momento. “O mais importante é que o ambiente e tudo o que faz parte dele seja fácil de limpar”, orienta. Veja, abaixo, dicas das especialistas e entenda mais cuidados:

Pisos

Os cuidados devem começar pelos revestimentos. A melhor opção, de acordo com a arquiteta, é o piso vinílico colado, que evitam que entre sujeira por baixo. Existem ainda opções tão modernas que permitem a lavagem com mangueira e até máquinas. Nas paredes, é possível optar por adesivos, que não juntam tanto pó e não estragam com umidade da limpeza.

Tapetes

Há quem não dispense um tapete bem felpudinho para deixar o ambiente acolhedor, mas essa opção não é recomendada para o quarto dos pequenos com alergia. Uma alternativa para não faltar aconchego é usar um tapete menor e antiderrapante perto da poltrona de amamentação, por exemplo. “Além de diminuir o campo de contaminação, os tapetes menores são mais fáceis de serem limpos com mais frequência e alguns até podem ir para a máquina de lavar”, aconselha Claudia.

Cortinas

As melhores cortinas são as do tipo persianas. “Elas são resistentes e práticas, pois podem ser limpas com pano molhado e até com aspirador”, ensina Claudia. Também é possível usar tecidos mais leves, como voal, desde que sejam lavados toda semana.

Bichinhos de pelúcia

Campeões na lista de presentes, os bichinhos de pelúcia não são indicados. São os vilões dos donos de quartos de alérgicos, segundo a especialista. Mas, claro, que tudo precisa ser feito com bom senso. “Se a criança não consegue ficar sem os bichinhos, converse com ela e escolha apenas um ou dois para ficar de enfeite e não se esqueça de lavar com frequência.”

Móveis

Na hora dos móveis, é essencial que se escolha os sem muitos detalhes para não acumular pó e sujeira. Fique de olho também no material. As madeiras MDF ou fórmicas são mais indicadas. “Essa opções permitem a limpeza com pano úmido sem serem danificados”, sugere Melina Mundim.

Fonte: Revista Pais & Filhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *