As expectativas de Deus sobre mim

O Olhar do Senhor vai além das aparências! Certamente o alcançaremos com esforço e vontade, seja na escola, na família, no bairro, na igreja, etc. Deus tem expectativas a nosso respeito. Ele procura algo em nós que está muito acima dos nossos pensamentos, dos padrões de beleza, do falar bem, do conhecimento, do status desse mundo. Nada disso é importante para Deus! Porque isso é resultado da nossa necessidade humana de auto-afirmação.

Ao examinar a passagem do livro de Ester (Et 1) percebemos as características de duas mulheres igualmente lindas, porém muito diferentes.

Quem era a Rainha Vasti?
– Formosa à vista – Et 1:11
– Desobediente e orgulhosa – Et 1:12
– Causadora de ira e confusão – Et 1:16
– Mau exemplo – Et 1:17,18

Quem era Ester?
– Submeteu-se à missão e à sua liderança (Et. 2:20) – Submissão é um dos aspectos necessários para aqueles que desejam ser usados por Deus. (Leia: 1Pe 2:13). Submissão aqui está implícito “Estar debaixo da missão”, “Colaborar com a missão de outrem”.
Significa que você foi colocada por Deus para ajudar seu próximo, uma mulher comprometida com sua família e com a missão dada por Deus.

– Foi separada e purificada para estar na presença do Rei (Et.2:12) – Ester foi separada e longe do seu povo, preparada para assumir algo que ela ainda não entendia, mas Ester colocou sua confiança no Senhor! Confie sempre em Deus, Ele tem formas especiais em agir.

– Promoveu a união e oração (Et. 4:16)- Quando Ester viu que a destruição de seu povo estava preparada, ordenou um jejum e oração durante 3 dias a todo o povo. Ester conhecia a importância do jejum e da oração. Querem ver milagres? Então, fé e comunhão devem caminhar juntas. Alguns dos maiores milagres da Bíblia, ocorrem quando o povo se reúne em oração e propósito diante do Rei dos Reis. (Ex: Jn 3:3-10)

– Mesmo sendo Rainha, confiou em Deus (Et. 5:1,2)- Posição, status, beleza, não nos dão certeza de nada! Nossa esperança está em Cristo. (Sl 39:6,7)

– Preocupava-se com o próximo, seu povo (Et.7:3,4)- Segundo o dicionário a palavra altruísta quer dizer: “Sentimento de quem põe o interesse dos outros acima do próprio”, ou seja, uma pessoa altruísta está mais preocupada com o interesse do próximo do que com o seu. (uma virtude do Fruto do Espírito, lembram?).

Conclusão:
Deus procura adoradoras zelosas que adorem ao Pai em Espírito e em VERDADE (Jo 4:24). Devemos ter cuidado com os rótulos! Mais que palavras bonitas, ou a aparência, devemos primar em dar bons testemunhos. A expectativa de Deus ao nosso respeito é transformar-nos à semelhança de Cristo, como está escrito em 2 Co 3:18: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Deus procura por uma geração Ester (Sig. Estrela), que estejam diante do cetro Real e assim poder ouvir a voz mansa do Rei dos Reis dizendo: Pede! O que queres? (Et 7:2)

Simone Maia de Carvalho é pedagoga, cursando integralização de Teologia pelo IBADERJ, membro da Igreja do Evangelho Quadrangular em Bangu (RJ) e professora de EBD na Classe de Adolescentes. Acompanhe seu trabalho no Cantinho da Sica Maia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *